Muito+ Educação Profissional

Quando o hobby pode virar profissão

Hoje em dia, com o advento da internet e como todo mundo tem um celular com câmera digital, registrar os momentos importantes da vida não é tão difícil. Logo, não demorou muito para criarem uma rede social para envio de fotografias, que tem feito muito sucesso. Mas o que é ser fotógrafo, de fato?

Fotografar eventos, paisagens, pessoas etc. é tentar congelar um momento para que se possa recordar dele mais tarde e tentar resgatar a emoção sentida naquele instante. É tentar parar o tempo. Muitas pessoas têm a fotografia como um hobby e uma paixão e pensam em juntar o útil ao agradável, tornando-se fotógrafos profissionais.

fotografia-como-transformar-hobby-profissao1.jpg

Acontece que a sociedade ainda tem uma visão equivocada de que, para ser fotógrafo, é só ter uma câmera mais ou menos e saber ajustar o ângulo. Para entrar na profissão, é preciso estudar, se dedicar, se renovar constantemente. Rogério Von Krüger, fotógrafo de casamentos, descreve os três tipos mais comuns de fotógrafos:

Aquele que fotografa por hobby

“Geralmente é alguém que tem algum emprego em outra área, resolveu comprar uma câmera semiprofissional ou profissional e, nas horas vagas, fotografa coisas que ele acha bacana.”

O fotógrafo amador

“Se parece muito com o primeiro tipo, mas a diferença é que ele pode ser solicitado por conhecidos, amigos e familiares para fazer a cobertura de eventos, por cobrar um preço mais em conta. Não condeno os fotógrafos amadores, mas a preferência por alguém que possa fazer ‘um preço mais camarada’ acaba desvalorizando o trabalho de quem se especializou.”

O profissional

“Por fim, chegamos ao fotógrafo profissional. É importante ressaltar que ele, na maioria das vezes, vive da fotografia e, quando não está trabalhando, está estudando sobre fotografia, se aprimorando e se atualizando nas novidades do mercado. Além disso, ele precisa investir em equipamentos de qualidade.”

fotografia-como-transformar-hobby-profissao2.jpg

Como transformar o hobby em profissão

É importante esclarecer que os fotógrafos profissionais não são contra os amadores, pelo contrário, muitos realizam palestras e contribuem para os cursos de fotografia espalhados por aí. Mas, quem tem o sonho de viver da fotografia, precisa estudar e investir tempo no aprimoramento das técnicas.

Para Rogério, a melhor forma de começar é “Procurando um trabalho de assistente de fotógrafo. Por mais que seja difícil pois contratar um assistente requer confiança, é um ótimo laboratório para quem quer começar e ainda ajuda a investir no seu próprio material de trabalho.”

Se encontre na fotografia

O ramo fotográfico é bem extenso e é preciso delimitar suas preferências. Existem pessoas que especializam em fotojornalismo, outras em casamentos, fotos corporativas e por aí. Obviamente é possível trabalhar um pouco de cada, mas ter um objetivo delimitado ajuda no crescimento do futuro fotógrafo.

Também é importante entender quais são as suas metas profissionais. O mercado de trabalho é bem eclético, basta saber se você prefere trabalhar por conta própria (e aí o espírito empreendedor precisa falar mais alto) ou se você está disposto a ser contratado de alguma empresa, como agências, revistas e jornais. Fora que ainda existe a possibilidade de conciliar os dois.

Estude!

Deixe a preguiça de lado e estude, estude bastante. O primeiro passo para que você deixe de ser amador e se torne profissional é entender que fotografia não é apenas ter um bom olhar e uma câmera, é muito mais: é doação, é entrega e também é estudo, finaliza Von Krüger.

Fonte: http://www.fotografia-dg.com/quando-o-hobby-pode-virar-profissao/

19 de fevereiro de 2016

0Respostas em Quando o hobby pode virar profissão"

Deixe sua mensagem

Sobre Nós

Com mais de 12 anos de experiência na educação profissional, a Muito Mais trouxe todo o seu conhecimento adquirido em varias cidades, alinhando estudos que destacaram a deficiência e a necessidade do mercado. nosso objetivo é prestar um serviço de alta qualidade, com profissionais capacitados e estrutura inovadora.

Nossos Cursos

Curso de Informática
Curso de Montagem e Manutenção de Micros
Curso de Design Gráfico e Web
Curso de Gestão Empresarial
Curso de Auxiliar Veterinário
Curso de Inglês Kids para crianlas
Curso de Inglês Teens
Curso de Inglês para adultos
Curso de Fotografia
Curso em Nova Friburgo
Curso em Macaé
Curso em Maricá
Curso de Robótica
Curso de Design de Games

Código de Certificado

Pesquisa de Cursos

Curta